Categoria Certa Brasil

Portas Corta-fogo

O que é uma porta corta-fogo?

A porta corta-fogo é um equipamento comum em nossas vidas, porém não costuma chamar muito nossa atenção. A utilizamos como passagem no dia-a-dia e muitas vezes não nos damos conta de sua importância. Você já teve a preocupação de localizar a saída de emergência mais próxima do shopping, teatro ou cinema que você frequenta? Como acontece com equipamentos de emergência, somente nos damos conta de sua importância quando precisamos delas e não a encontramos.
A porta corta-fogo deve ser constituída de 01 batente (em chapa galvanizada nº 18), 01 folha (também em chapa galvanizada a nº é a critério de cada fabricante 24,26,28, etc.), no mínino 03 dobradiças normatizadas, sendo elas com funcionalidade por ação da gravidade (tipo helicoidal) ou por ação mecânica (com mola) e de 01 fechadura com acesso livre nos lados, podendo também ter acessórios opcionais, barra anti-pânico, no lugar da fechadura, fechadura com chave para as Casa de Máquina.

Importância das portas-corta fogo
As portas corta-fogo têm a função de conter as chamas,calor e gases tóxicos, provenientes do fogo, por isso ela é o equipamento aplicado nas saídas de emergência e nas escadas de incêndio, oferecendo uma passagem segura tanto para a fuga das pessoas quanto para o acesso dos bombeiros em locais pegando fogo. As portas corta-fogo são do tipo de abrir com eixo vertical, compostas de batentes, ferragens e das portas em si, com a função de impedir ou retardar a propagação do fogo e calor para a completa e segura evacuação do local.

Classes de portas corta-fogo
Existem diferentes Classificações as quais pertencem, conforme a capacidade de Resistência e ao tipo de edificação as quais serão instaladas.
De acordo com a NORMA que a rege (NBR 11742- Industrial Leve) , são classificadas de 04 formas P-30, P-60, P-90 e P-120, sendo que normalmente P-30 servem para entrada de apartamentos, P-60 escadarias em Edificações Residenciais, P-90 escadarias em Edificações mistas (Residenciais/Comerciais) e Edificações Comerciais e P-120 nas Edificações Comerciais e Industriais.

Produtos

A Certa Brasil comercializa produtos testados e aprovados, com garantia e durabilidade comprovadas.

PORTAS CORTA-FOGO

Portas resistentes ao fogo que também evitam a propagação de gases e fumaças tóxicas. Elas garantem a proteção necessária e facilitam na fuga e resgate de pessoas em caso de incêndios.

BARRAS ANTI-PÂNICO

Assim como as portas corta-fogo as barras anti-pânico facilitam na fuga em casos de problemas sendo acionadas facilmente e efetuando a abertura em qualquer ponto horizontal da porta.

MOLAS HIDRÁULICAS AÉREAS

As molas hidráulicas aéreas são sistemas de fechamento de porta que facilitam seu dia a dia e mantém os ambientes separados.

Informações Técnicas

Confira vídeos, documentos técnicos e muito mais informações essenciais para instalar ou efetuar manutenções em sistemas de proteção contra o foto. Aqui os síndicos também podem conferir todas as informações para manter seu condomínio sempre protegido e dentro das exigências dos órgãos de inspeção.

Manutenção das portas e acessórios

A Manutenção PREVENTIVA E/OU CORRETVA é de responsabilidade da Administração e/ou do (a) Síndico(a).

A qualquer momento deve ser providenciada a substituição ou regulagens dos acessórios que estejam danificados ou com mal funcionamento,devendo ser executado por equipe habilitada e/ou especializada, neste ramo.

Deve-se fazer manutenção mensal, trimestral, semestral ou no máximo anual e/ ou sempre que se fizer necessário, para o funcionamento automático de todos os acessórios (fechaduras, dobradiças, barra anti-pânico, selecionadores de fechamento etc.). Também deve ser feito limpeza de resíduos nos pinos das dobradiças e porta-lingüeta das fechaduras.

Deve ser feita a lubrificação de todas as partes móveis, utilizando para isso óleo com ação limpante, desingripante, lubrificante e graxa.,verificando para que não haja escorrimento para as superfícies do conjunto da Porta Corta-Fogo.

Deve ser verificada e mantida a legibilidade dos identificadores da porta, quer sejam plaquetas de identificação do fabricante, Selo da Marca de Conformidade ABNT – CERTA/INMETRO e a Etiqueta de Identificação da Porta Corta-Fogo no sentido fuga.

TODO O DESCRITO ACIMA CONSTA EM NORMA.

NBR11742 – PORTA CORTA-FOGO
NBR13768 – FECHADURAS E DOBRADIÇAS
NBR11785 – BARRAS ANTI-PÂNICO

Informações aos síndicos

O que você precisa saber para a correta utilização da Porta Corta-Fogo!

Para que as pessoas que neste local habitam ou trabalham, não corram risco de vida, faz-se necessário verificar periodicamente o bom funcionamento das mesmas, tais como fechamento, lubrificação e calibragem.

Constituída de chapa galvanizada, com miolo de isolante térmico, com fechamento automático por meio de dobradiças (helicoidal ou com mola), com fechadura normal ou barra anti-pânico, testadas e certificadas (toda porta tem que ter um selo com identificação do fabricante e da certificadora).

Sua função é isolar as áreas de escape (escadarias, anticâmaras, áreas protegidas, apartamentos, corredores, hall, etc.), do fogo e da fumaça, não podendo ser usada como depósito de objetos (conforme Norma).
Sendo um equipamento de segurança as Portas Corta-Fogo, precisam de alguns cuidados especiais:

Ao lavar corredores, escadarias e anticâmaras, nunca deve-se usar produtos ácidos e/ou corrosivos, para que as portas não sofram oxidação na parte inferior (perto do chão) e batentes.

Como a principal característica da Porta Corta-Fogo é estar fechada, (devendo acontecer automaticamente), sempre deve ser instalada para abrir no sentido da fuga (saída das pessoas), nunca devem ser colocados calços ou qualquer objeto para mantê-las aberta (nem por alguns minutos), também não devem ser trancadas com cadeados ou fechaduras com chave (exceto casa de máquinas que por Norma tem que ser fechadura com chave, livre no sentido fuga).

Mantendo-a aberta com certeza ocasionará desregulagem ou danos nas dobradiças, que farão que sua eficiência não seja boa num momento de precisão. Essas peças (fechaduras, dobradiças, molas aéreas e barras anti-pânico), poderão ter grande durabilidade, se usadas adequadamente pelos condôminos e/ou visitantes.

OBS: Fechadura de Porta Corta-Fogo,não pode ser recondicionada, só substituída por peça nova, conforme NBR 11742.

Para não ter problemas com Corpo de Bombeiros na fiscalização,contrate pessoal qualificado para manutenção, que trabalhe conforme as Normas. Exija Nota Fiscal.